16 de dez. de 2011

VIAJANDO DE BIKE PARA A FESTA DE COMEMORAÇÃO DOS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Depois de ver algumas pessoas fazendo longas viagens de bicicleta pelo Brasil, e por outros países também, fato mostrado constantemente na TV, comecei a ter vontade de fazer o mesmo. O meu espirito de aventureiro aumentou ainda mais essa vontade, até que um dia decidi viajar.

Mesmo sem muita experiência, optei logo por fazer uma longa viagem e, para justificar, encontrei um bom motivo: participar da FESTA DE COMEMORAÇÃO DOS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL. Portanto, sairia de Aracaju-SE até Porto Seguro-BA, circulando por 23 estados do país antes de chegar ao ponto final. Eis o roteiro: SERGIPE-ALAGOAS-PERNAMBUCO-PARAÍBA-RIO GRANDE DO NORTE-CEARÁ-PIAUÍ-MARANHÃO-PARÁ-TOCANTINS-GOIÁS-MATO GROSSO-MATO GROSSO DO SUL-RIO GRANDE DO SUL-SANTA CATARINA-PARANÁ-SÃO PAULO-RIO DE JANEIRO-MINAS GERAIS-ESPIRITO SANTO-BAHIA. A bem da verdade, a rede Globo de Televisão me estimulou bastante, pois em muitos lugares do Brasil ela colocou um relógio contando regressivamente o tempo que faltava para o dia da comemoração. Em Aracaju o tal relógio ficou no Parque da Sementeira, a caminho das praias. E numa dessas idas à praia, passei por lá para tirar essa foto.
"MARCO" dos 500 anos do descobrimento


Antes do inicio dessa viagem, decidi fazer uma cirurgia, a fim de reparar um problema no joelho esquerdo, relacionado com o ligamento cruzado anterior. Fiz a cirurgia com o DR JOB CARVALHO, a qual foi bem sucedida.


em casa, me recuperando


Para custear esse projeto, eu contava o o meu salario de policial civil. Com certeza era pouco e por isso fui em busca de patrocínio. Visitei algumas Organizações pregando que iria representar Sergipe no evento do Descobrimento, mas nada. Mesmo assim decidi partir.

Fundação Augusto Franco

Banco do Estado de Sergipe

Serviço de Proteção Credito-SPC

Pela ousadia do projeto, achei que era necessário dividi-lo com meus parentes, amigos e com a população da minha cidade e do meu estado. Por essa razão, procurei os Órgãos de imprensa a fim de divulgar o feito.
As duas televisões locais fizeram matéria comigo e abaixo segue uma foto com pessoal da televisão Atalaia, em destaque o reporter ROBERTO SILVA, o camaraman e uma estagiária de jornalisrmo que o acompanhava
jornalistas da TV Atalaia

Os jornais aracajuano também se interessaram pelo assunto. Daí, Gazeta, Cinform, Jornal da Cidade e . . . publicarem matéria jornalística nos seus Matutinos

jornais da época

jornais da época

jornais da época

jornais da época


Como circularia por bastante cidades, imaginei divulgar a minha proeza ao longo de todo o percusso, elaborei uma faixa contendo informações como data da saída e chegada, km percorrido, estados visitados, objetivo, etc. E assim fiz.

faixa de divulgação da viagem

Para vencer a grande extensão que iria percorrer, se fazia necessário uma boa bicicleta. Mas com medo de assalto no caminho e para não chamar muito a atenção, decidi adquirir uma bike comum, de quadro simples e de preço bem baratinho. Apenas troquei algumas peças como câmbio, pedal, etc., com uma qualidade imediatamente superior.
Além disso, precisei fazer  algumas adaptações, serviços de solda elétrica e aí contei com o meu grande amigo ROGÉRIO, que não mediu esforços para fazer os reparos necessários na sua oficina

oficina do amigo Rogério

A viagem era longa e eu precisa treinar bastante para me adaptar. Inicialmente muito treino dentro da cidade para me acostumar com o trânsito

praia de atalaia, Aracaju-SE

pq. da sementeira, Aracaju-SE

Continuava treinando. Nessa época eu trabalhava na Delegacia de Polícia da cidade de Lagarto, de lá, saía sempre pela região, fazendo percussos médios.
Aqui, estou bem próximo da cidade de Pedrinhas, num tour Lagarto-Boquim-Pedrinhas-Lagarto

chegando em Pedrinhas-SE

Outro treino bastante proveitoso, foi a viagem que fiz Aracaju-Lagarto. Aproveitei para já transportar bolsas e outros materiais da futura viagem.
Registrei o momento quando passava pela cidade de Itaporanga D'ajuda

BR 101

entrada de Itaporanga D'ajuda-SE

Enfim, dezembro de 1999, data da saída, com previsão de chegada em Porto Seguro-BA no dia 21 de abril de 2000.
Coloquei as malas nas costas, digo na bicicleta, e parti de ARACAJU-SE. Pela BR 101, segui até o trevo de acesso à cidade de SALGADO-SE, onde tomei uns goles de água e segui rumo a cidade de LAGARTO-SE. Rápida parada e mais à frente a cidade de RIACHÃO DO DANTAS-SE, onde parei para descansar um pouco e aproveitei para mandar um arzinho nos pneus da bike.

borracharia em Riachão do Dantas-SE


Cheguei em TOBIAS BARRETO e fui direto para a Delegacia de Polícia. Como policial civil e lotado nessa Delegacia, me considerava em casa. Então só me restou repousar para partir no dia seguinte
Na verdade, no curso dessa viagem, eu pretendia margear toda extensão do Rio São Francisco, pelo lado sergipano, desde a cidade de BREJO GRANDE-SE até CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO-SE, entrando no estado de Pernambuco lá por PETROLINA-PE. Como eu estava iniciando em TOBIAS BARRETO-SE, teria que cruzar Sergipe todo, de leste a oeste até aportar em BREJO GRANDE.
6 horas da manhã do dia seguinte e lá vou eu . . .

delegacia em Tobias Barreto-SE


Segui em direção a POÇO VERDE-SE e já dentro da cidade, procurei uma oficina de solda elétrica a fim de consertar o suporte do bagageiro dianteiro, o qual havia se quebrado em fução do peso das bolsas. O cara da oficina fez o serviço e nem me cobrou nada, admirado com a minha façanha.
Parti para a cidade de SIMÃO DIAS-SE, onde pretendia dormir, pois já havia acertado isso com o Delegado da cidade, Subtenente REIS, meu amigo de outras datas
praça em Simão Dias-SE

No outro dia bem cedinho passei por PINHÃO-SE, FREI PAULO-SE, RIBEIRÓPOLIS, NOSSA SENHORA DAS DORES e lá pelas 11 horas estava eu chegando em CAPELA-SE.
Cheguei na Delegacia de CAPELA-SE na hora do almoço e o Delegado, Dr. MANOEL - o Manezinho - prontamente liberou almoço para mim. Comi, reinmiciei a viagem e logo mais estava passando por JAPOATÃ-SE, PACATUBA-SE, onde visitei a Delegacia de Polícia

Delegacia de Pacatuba-SE

Não demorei muito e segui para BREJO GRANDE-SE. Dormi na Delegacia de Polícia, em cujo Plantão do Dia estava trabalhando um policil militar, amigo de já ter trabalhado ao meu lado na Delegacia de Polícia de NEÓPOLIS-SE. Tudo ficou mais fácil.
Comi, Dormi, e log pela manhã fui ver o Rio São Francisco

rio são francisco em Brejo Grande-SE

Ainda na beira do rio conheci essa turma ai embaixo, com quem fiz amizade, tomei uma cerveja bem geladinha, o pessoal me deu muita força e logo em seguida parti.

bar em Brejo Grande-SE

Parei na cidade de ILHA DAS FLORES-SE. Não fui na Delegacia de Polícia e me resumi apenas a me deliciar com a beleza do rio, cuja trajetória começa a chegar ao seu final.


rio são francisco em Ilha das Flores-SE

Cheguei em NEÓPOLIS-SE. Por ser uma cidade cheia de altos e baixos, dado o peso da bike, decidi apenas circular pela margem do rio, apreciando sua beleza natural.

rio são francisco em Neópolis-SE

De NEÓPOLIS-SE a PROPRIÁ-SE a ligação com menor distância era feita por uma estrada de terra, um atalho, na verdade, que corria paralelamente a rodovia asfaltada. Logo me apressei a percorrer esse caminho, para não chegar muito tarde a cidade onde eu pretendia passar a noite.
Cheguei em PROPRIÁ-SE, mas cheguei mal. Notei isso com um forte princípio de gripe, tosse e catarro no peito.
Mesmo já sentindo esse mal-estar, não hesitei em circular pela margem do Rio São Francisco, em especial,
tomar uma cervejinha gelada nos diversos quiosques em funcionamento por lá. Ainda mais com a recepção que recebi dessa família ai embaixo, que conheci durante a minha permanência no local
Fui dormir numa pensão e não acordei legal. A gripe continuava e mais forte ainda.
O corpo pedia cama, o desânimo muito forte, não sabendo eu que a minha viagem estava chegando ao fim.


quiosque no rio são francisco, Propriá-SE

Achando que pedalando, tomando sol, etc., poderia melhorar, decidi no dia seguinte, me deslocar até a próxima cidade, AMPARO DE SÃO FRANCISCO-SE, a qual estava a uns 15 quilômetros dali. Chegando na cidade fui ate ao rio conhecer a região, aproveitando que o corpo ainda tava aguentando alguma coisa.

rio são francisco em Amparo de S. Francisco-SE

Cheguei nas últimas e depois de visitar o rio, fui até a Delegacia de Polícia. Conversei com os colegas policiais do plantão, os quais me acolheram muito bem. Fiquei por lá durante o resto do dia, durante a noite e a manhã do outro dia.
Como não tive melhora, apesar dos remédios, decidi encerrar ali minha viagem, pois não podia continuar alojado na Delegacia, além de não ter grana para permanecer numa pousada ou hotel
No fim de tudo, pesou a minha decepção e a preocupação de justificar aos que acreditaram em mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário